As cefaleias ou dores de cabeça são multifatoriais, desde tensão nervosa, tensão ocular e até mesmo por uma postura incorreta ou estados de ansiedade. As enxaquecas são um tipo de cefaleia e estão relacionadas com a dilatação dos vasos sanguíneos na região da cabeça. Pode ser acompanhada de fotofobia e fonofobia, náusea e até vômito. Sabe-se que fatores hormonais estão relacionados com o aparecimento de enxaqueca, assim como esforços físicos, exposição a sons, a perfumes ou cheiros intensos, alguns alimentos, falta de descanso e de um sono reparador e mudanças climáticas.
Existem formas naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas. Antes demais, algumas dicas que deverá prestar atenção:
- Mantenha uma alimentação equilibrada, com refeições leves e nutritivas; Frutas e Legumes são bem vindos na hora de montar o seu cardápio. Inclua ainda alimentos anti-inflamatórios como gengibre e a cúrcuma.
- Hidrate-se, recorrendo tanto a água, sucos ou chás e infusões.
- Faça caminhadas, pois a movimentação do seu corpo aumenta a circulação e a oxigenação das suas células, promovendo alívio das dores de cabeça;
- Tente relaxar com atividades prazerosas, não deixando que o estresse tome conta da sua vida e da sua rotina! Se prepare mental e fisicamente para uma vida saudável!
- Esteja atento aos sinais do seu corpo para entender possíveis causas das suas dores de cabeça. Uma sugestão é fazer um calendário e anotar alimentos que ingere ou bebidas que consome ou atividades que realiza ao longo do dia para tentar encontrar um padrão e descobrir a causa.
1. Chá de ervas
- 1 colher de chá de camomila seca
- 1 colher de chá de flor de tília seca
- 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
- 300 ml de água
Colocar a água num tacho e quando estiver a ferver, desligar. Juntar as ervas e o gengibre e tapar durante 10 minutos. Coar e beber ainda quente.
2. Óleo essencial de lavanda
Para o alívio de cefaleias de tensão, coloque na ponta dos dedos 1 a 2 gotas de óleo essencial de alfazema e faça movimentos circulares na zona das têmporas. Cuidado para não entrar em contato com os olhos.
Você poderá ainda colocar 2 a 3 gotas deste mesmo óleo na almofada antes de se deitar para dormir. A alfazema tem propriedades relaxantes que induzem o sono.
3. Bolsa de gelo e óleo essencial de hortelã-pimenta
Aplique uma bolsa de gelo na região da testa, têmporas e nuca. O efeito refrescante ajuda não só a relaxar os músculos como a promover vasoconstrição, aliviando desta forma a dor. Outra forma de obter o efeito refrescante é usar 1 a 2 gotas de óleo essencial de menta ou hortelã-pimenta na região das têmporas, testa e nuca. Numa questão de segundos você vai sentir uma frescura e alívio dos sintomas. Tenha cuidado em não entrar em contato com os olhos.
4. Gengibre
Um dos princípios ativos do gengibre, o gingerol tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Ele pode ser incluído tanto na alimentação (para temperar, ralado ou em fatias para acompanhar a refeição), em sucos, por exemplo no suco verde (1 folha de couve, 1 maçã, 1 rodela de gengibre e 200ml de +agua de coco), em decocções (ferva 1 rodela de gengibre por 5 minutos junto com 1 pau de canela e 5 cravinhos, desligue, tape e deixe repousar por 10 min. Coe e beba.) ou diluído em água (coloque 1 colher de café de gengibre em pó num copo com água, misture com a ajuda de uma colher e beba em seguida).
5. Liberte o muco
Alimentos picantes como rábano, as malaguetas e as pimentas são ricos num composto bioativo, a capsaicina, que entre outras funções, tem propriedades analgésicas e expectorantes. Ao aumentar o fluxo sanguíneo, estes alimentos auxiliam na libertação de secreções dos seios perinasais, aliviando a congestão que pode estar na origem da dor de cabeça.
Nota: Alguns chás e infusões poderão estar contra-indicados para gestantes, nutrizes ou crianças com idade inferior a 2 anos. Nesses casos, consulte sempre o seu médico.