Não me privo de carboidratos mas faço por colocá-los de forma estratégica no plano alimentar. Dou sim especial importância à distribuição protéica das minhas refeições e estrategicamente elaboro receitas cuja composição me permita atingir a quantidade necessária do dia.
Mas porquê a proteína?
É um macronutriente com uma particularidade funcional fascinante - promover saciedade e supressão do apetite de uma forma incomparável a qualquer outro nutriente! Além disso, contribui para a manutenção da massa muscular e consequentemente, quanto mais massa magra, mais se eleva a nossa taxa metabólica basal (energia gasta pelo nosso corpo, em repouso), que é uma ótima estratégia para emagrecimento.
Já quando se eleva muito a quantidade de carboidrato, a probabilidade de aumentar a ingestão calórica é maior, dado o efeito hedónico, relacionado ao prazer, e daí a maior dificuldade em resistir a mais um pedacinho… quem se identifica?!🤭🤭🤭 (mas é só 1 pedacinho...aqui e outro ali..que somado pode fazer a diferença e comprometer os resultados).
"Ai o pãozinho..mais a fatia de bolo e já agora o croissant quentinho..."
E com isto partilho com vocês um exemplo de receita com uma quantidade interessante de proteína, e que normalmente pela facilidade e praticidade faço com bastante frequência! Estes pãezinhos de frigideira (ou que também podem ser feitos no microondas) em que uso clara de ovo e por vezes ainda adiciono algum suplemento com proteína (gosto de usar nestas receitas salgadas a proteína de semente de linhaça ou de semente de abóbora) e algum recheio proteico (queijo, ou frango ou presunto ou ovo inteiro mexido) para atingir a quantidade de proteína pretendida.
Pão Proteico de frigideira
Ingredientes:
- 100ml de clara de ovo pasteurizada
- 25g de farelo de aveia
- 10g de proteína de semente de linhaça ou de abóbora (sem sabor)
- 1 pitada de sal
- orégãos a gosto
Misture todos os ingredientes e deixe repousar 2 minutos. Isso garante que a água da mistura seja absorvida e a massa adquira uma textura mais cremosa.
Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque metade da massa e deixe dourar de ambos os lados. Repita com a restante massa.
Recheie a gosto.
Opções de recheios proteicos:
- Queijo
- Queijo fresco
- Ovo mexido
- Omelete
- Ricota
- Cottage
- Frango desfiado
- Atum
- Presunto cru
- Patê de tofu
- Hommus (pasta de gergelim e grão de bico)