Ontem, dia 31 de agosto, inspirada pelas comemorações do dia do nutricionista, resolvi testar uma receita nova e deu muito certo! Por esse motivo, foi meu desejo vir por este meio partilhar a experiência com vocês! Ela é uma receita funcional pois é rica em fibras, é isenta de glúten e lactose e não tem adição de açúcar mas o sabor...esse não sumiu não!! :D :D
Eu sou suspeita para falar, pois adoro tudo o que tenha gostinho de maçã e canela então, essa receita tinha tudo para dar certo. Além de deliciosa, foi muito rápida de preparar, com ingredientes bastante comuns e de fácil acesso.
A sugestão é a de servir no café ou até para fatiar e levar conosco para o lanchinho a meio da manhã ou da tarde ou ...para oferecer aos amigos! :) Assim evitamos comprar lanches prontos ou salgadinhos que na maioria dos casos deixam muito a desejar em termos de riqueza e equilíbrio nutricionais (tanto qualitativa como quantitativamente).
Vejam só o aspecto delicioso com que ficou esta tarte! Se fizerem não se esqueçam de vir aqui contar!
Ingredientes:
- 3 maçãs sem casca
- 2 ovos
- 1,5 xícara de flocos de aveia finos
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de Preparo:
Parta os ovos separando as gemas das claras. Reserve as gema e bata as claras em neve.
No liquidificador coloque 2 das maçãs com as gemas e o óleo de coco e triture tudo até formar uma textura homogênea.
Transfira para uma taça de vidro, junte a aveia, o fermento, a canela e misture com a ajuda de uma colher. Acrescente as claras em neve, envolvendo gentilmente com a colher em movimentos circulares de baixo para cima até ficarem completamente incorporadas na massa.
Coloque a mistura numa forma redonda (usei uma de 25 cm de diâmetro) previamente untada (caso não seja antiaderente). Fatie a maçã que reservou e disponha as fatias finas por toda a superfície da massa, polvilhe com canela e leve ao forno a 180ºC por 40 minutos.
Deixe esfriar e desenforme. Coma com prazer...e aproveite para reunir os amigos para a degustação!
Se gostou desta receita, deixe em baixo o seu e-mail para receber conteúdos, dicas, receitinhas myNutree e muito mais!
Com carinho,
Joana Tavares